Plano de negócio – Parte 2
Plano de Negocio
Aplicativo
Guia Prático para Plano
de Negócio - Pequenas Fábricas. (PARTE II)
Vamos fazer o plano de negócio prático. (Passo a passo)
Passo 1- Montagem
e seleção de fornecedores
Vamos Iniciar sua agenda com a visita ao mercado de
fornecedores de matérias primas, atacadistas e importadores. Sugerimos que os
visite para ter percepções claras sobre cada um deles.
Dica: Elabore Fichas e Planilhas, Crie uma planilha de
avaliação, contendo pontos como: variedade, qualidade de produto,
especialidade, preços, entre outros conceitos de avaliação. É importante ter em
mente que uma fábrica sem matéria prima é um carro sem gasolina no meio do
nada. Antes de sair de casa, imagine a importância de ter bons fornecedores,
trate-os igual ou melhor do que a um cliente, lembre que depende da matéria
prima a qualidade do produto.
Passo 2- Visite o
seu mercado (Conheça o lugar onde pretende se instalar)
Vá até os locais onde o produto que deseja produzir é
vendido. Veja os produtos iguais ao seu, similares, substitutos, ou seja:
produtos que são iguais ao seu, mas que podem concorrer indiretamente. Exemplo:
(Suco X Refrigerante), (Bala X Goma de Mascar), (Amendoim Torrado X Soja
torrada), (Bata chips x Salgadinho). Faça uma comparação entre seu produto e o
da concorrência, visitando atacadistas, varejista, pontos de venda
tradicionais, bem como os pontos de vendas alternativos. Se possível, visite os
concorrentes, tente saber que produtos fabricam e quem são seus fornecedores no
mercado.
Passo 3- Produtos,
Concorrência e Mercado Potencial
Retornando a sua casa ou seu escritório organize a
informação, veja os produtos e experimente os produtos (compre alguns e faça a
sua avaliação). Veja detalhadamente a embalagem, as cores, lembre em que
posição os encontrou na gôndola, avalie se o preço cobrado foi proporcional a
qualidade, tente calcular o custo de fabricação e margem de lucro aproximado,
anote detalhes de sabor, cor e aroma, veja e compare o que o líder de mercado
tem que os outros não têm. Use seu olfato empresarial e pense nas melhorias que
podem ser realizadas. Sugerimos que compartilhe sua experiência e colha
opiniões junto aos amigos e familiares.
Passo 4- Custos
Fixos e Operacionais de Implantação.
Agora vamos seguir para o próximo passo. É preciso saber
quanto custaria por mês à manutenção do nosso negócio, produzindo uma
quantidade mínima por mês. Vamos fazer uma estimativa de custos fixos, ou seja:
luz, água, telefone, aluguel, mão de obra, transporte, alimentação, material de
escritório, limpeza etc. Uma boa dica é comparar com o que gasta em sua casa,
multiplique pelo dobro. Nesta fase não obteremos valores exatos (valores reais
aparecerão quando o empreendimento estiver funcionando, não durante o
planejamento).
É muito importante estabelecer um foco, um lema de trabalho.
Tenha em mente que o tempo é o fator determinante para qualquer jornada de
sucesso,portanto,exercite a paciência.
A típica expressão “Eu começo quanto tiver as condições
ideais” é um engano comum. A famosa busca pelo ideal geralmente nunca ocorre.
Saiba que isso é um pretexto muito utilizado para prorrogar decisões ou para
“realizar”.
No próximo post, examinaremos os seguintes detalhes:
- Formação de Custo operacional de produção e investimento;
- Decisão e busca de recursos;
- Programa de Marketing de Relacionamento.
Brasil – Argentina – Paraguai – Chile – Equador – Venezuela.
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