Plano de Negócio Aplicativo
Guia
Prático para Plano de Negócio - Pequenas Fábricas. (PARTE 4)
Passo 7- Hora De pensar no
marketing
Esse é o último post sobre o
plano de negócio aplicativo, e aqui apresentaremos o último tópico: a
importância do gerenciamento do marketing e da publicidade de seu negócio.
O que é o Marketing?
Marketing significa comprar e
vender no mercado. Deriva da palavra inglesa "market" (mercado,
praça, feira). Em português, pode ser traduzida para
"comercialização" (de bens e serviços).Ele é o conjunto de
conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços,
detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de
satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.
Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos
que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e
lucratividade. A principal função é promover a marca e o lançamento dos
produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a
ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e
analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na
inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com o
merchandising. Ao contrário do que se acredita, marketing não é venda. A venda
e a publicidade são partes do marketing.
No âmbito comercial, o Marketing
é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e
desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do
consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a
concorrência. Marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou
grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de
produtos de valor com os outros. Oferecer ou agregar valor é um conceito
diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais
objetivos do marketing.
Com o alcance proporcionado
pela internet e a explosão de redes sociais, surgiu o conceito de Marketing
3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os consumidores e potenciais
clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos
pela empresa. Desta forma, os consumidores têm papel fundamental na criação de
novos produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado.
Depois de entendermos isso,
elaboramos a estratégia, que consiste basicamente em “Estudar o Mercado”,
detalhadamente, e estabelecer a apresentação do produto de forma a atender o
público alvo, a disposição da região e as metas da empresa. Devemos levar muito
seriamente a tarefa de pesquisar o mercado.Entendendo profundamente o que o
público pode oferecer,saberemos como agregar valor ao nosso produto e atender a
demanda do comércio com resultados reais e possíveis: estabelecendo a relação
produto (empresa) e consumidor (público-alvo e região).
Esperamos que nossos posts
atendam a necessidade do leitor. Para qualquer informação ou interesse em
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